Certamente você já conhece a B3, a nossa Bolsa de Valores brasileira, onde os ativos listados são negociados diariamente, mas você já ouvir falar no mercado de balcão?
No nosso artigo de hoje, você vai conhecer os fundos cetipados, modalidade que oferece menos volatilidade que os ativos listados e que podem ser uma ótima alternativa para a sua carteira.
O que são os fundos cetipados?
São fundos negociados no mercado de balcão da B3. A priori, nada muda para o gestor ou para o cotista do fundo no dia a dia, nem na rentabilidade, proventos, ou dinâmica do fundo, apenas o seu ambiente de negociação.
Logo, um fundo listado ou cetipado tem a mesma essência. Cabe ao assessor e ao cliente entender qual melhor modalidade para alocar, ou ainda, um mix entre elas.
O nome da modalidade faz referência a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), uma empresa privada que atua na B3. Diversas operações transitam pela CETIP, que serve como uma central depositária. Além disso, ela supervisiona e fiscaliza operações e o próprio mercado.
Existem diversos tipos de fundos cetipados no mercado. Entre eles:
- Fundos Imobiliários e Fiagros;
- Fundos de crédito privado;
- Fundos de Investimento em Participações (FIP);
- Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC);
- Fundos de Investimento em Empresas Emergentes (FIEE).
Diferente de décadas atrás quando o ambiente de balcão era de fato físico, hoje elas acontecem no meio eletrônico e através do sistema da própria B3. O mercado de balcão é importantíssimo para o funcionamento do mercado financeiro, a rotina dos investidores e para as empresas que ainda não fizeram seu IPO e que precisam captar recursos.
Quais são as vantagens e riscos?
Quando olhamos para o ambiente de bolsa, os ativos listados são livremente negociados nos preços que o mercado praticar. Dessa forma o investidor poderá observar um valor de negociação diferente da cota patrimonial do fundo, apresentando eventual ágio ou deságio.
Já nos cetipados, o valor de cota visualizado será sempre o da patrimonial, mesmo que eventuais negociações ocorram abaixo dela — por condições de oferta e demanda. Dessa forma, a volatilidade tende a ser muito menor. Alguns fundos têm a marcação diária dessa cota, como os FIIs e Fiagros, e outros “alternativos”. Podemos ter marcações mais espaçadas, mensais, semestrais ou anuais.
Por outro lado, enquanto no ambiente listado sabemos que a liquidez pode ser imediata, nos cetipados não podemos ter a exata dimensão de liquidez e nem de qual eventual deságio seria aplicado para sair. Da mesma forma que na B3 uma ordem eventualmente grande empurre o preço para baixo, é natural imaginar a mesma dinâmica no cetipado.
É importante que o investidor fique atento para verificar que o fundo escolhido está registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de compreender se essa modalidade atende aos seus objetivos.
Como sempre comentamos, a diversificação do seu portifólio é importante e tudo depende dos seus objetivos e perfil de investidor.
Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada?
Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem!
Sobre a Messem Investimentos
Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.
Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.
Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.
Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.
Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital.