Para fazer uma gestão financeira de qualidade, os empreendimentos podem utilizar diferentes ferramentas e estratégias. Entre as possibilidades, está a realização de investimentos por parte da empresa.
Esse processo deve considerar o perfil de risco e os objetivos da companhia, de modo a selecionar as alternativas ideais no mercado financeiro. Ao saber onde investir, você pode obter resultados que ajudem o seu negócio.
Quer entender quais são os benefícios de uma empresa investir no mercado financeiro? Confira 6 pontos positivos dessa prática!
6 Vantagens de fazer investimentos para sua empresa
Quando um empreendimento decide investir o dinheiro que possui ou provisiona, ele tem a chance de alcançar uma performance que pode impactar em sua saúde financeira e em sua continuidade no ramo empresarial.
Para saber como isso acontece, descubra 6 vantagens de um negócio realizar investimentos e impulsionar seu portfólio!
1. Rentabilização e composição do capital de giro
Uma das dicas para uma boa saúde financeira das pessoas físicas é a criação de uma reserva de emergência para o caso de imprevistos. Para as empresas, o equivalente a isso seria o capital de giro — e ele é favorecido pela realização de investimentos.
É possível investir esse montante para garantir que ele passe a render, em vez de ficar parado na conta corrente da empresa sem rendimentos. O ato de investir ajuda a prevenir a perda de valor que pode ocorrer por conta da inflação, por exemplo.
Além disso, a empresa pode aproveitar a rentabilidade do investimento para compor mais facilmente o capital. Assim, tende a ser mais fácil acumular dinheiro suficiente e administrar a empresa — que passa a ter uma vantagem competitiva em relação a outros negócios.
2. Facilitação do cumprimento de obrigações financeiras
A realização de investimentos também pode ajudar um empreendimento a cumprir suas obrigações financeiras. Ao provisionar os recursos para o 13º salário dos funcionários, por exemplo, pode valer a pena investir a quantia.
Então, no momento de pagar os direitos trabalhistas, basta fazer o resgate para usar o montante. Graças à rentabilidade, o valor estará maior. Logo, sua empresa pode economizar, reforçando o caixa do negócio.
O cumprimento das obrigações também é favorecido no caso de empresas importadoras ou exportadoras. Afinal, tendo que pagar o fornecedor em dólares, uma variação positiva do câmbio pode aumentar os custos em reais.
Nesse cenário, é possível usar investimentos específicos para fazer o chamado hedge cambial. Assim, há mais previsibilidade no valor do cambio e fica mais fácil garantir o pagamento conforme acordado.
3. Diversificação da fonte de receitas
Dependendo da estratégia e dos objetivos financeiros da empresa, a realização de investimentos permite criar outra fonte de receitas. Com isso, o negócio deixa de depender apenas das vendas.
Se ocorrer qualquer tipo de problema com a captação e a conversão de clientes, o empreendimento ainda continua a ganhar uma quantia nos investimentos. Assim, esse cuidado pode ajudar a lidar com a sazonalidade.
Os investimentos também podem fortalecer o caixa do negócio, aumentando a disponibilidade financeira mediante resgate dos ativos. Nesse caso, a saúde financeira será maior, já que fica mais fácil lidar com questões relacionadas ao dinheiro.
Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para que os investimentos não se equiparem ou superem os resultados da atividade principal. Do contrário, é possível ter problemas fiscais com a Receita Federal.
4. Acúmulo e desenvolvimento de patrimônio
Com metas financeiras de médio e longo prazo, os investimentos por parte das empresas ajudam no desenvolvimento do patrimônio. Por exemplo, o negócio pode montar uma reserva de ativos, além do capital de giro, para realizar outros investimentos quando for mais oportuno.
Essa também é uma forma de desenvolver o patrimônio construído. Com o acúmulo de rentabilidade, o balanço patrimonial pode se tornar mais robusto. Assim, a empresa dispõe de mais ativos e isso pode auxiliá-la a se destacar e a se consolidar no mercado.
5. Redução da necessidade de capital externo
Como você viu, uma empresa que realiza investimentos está favorecendo o seu patrimônio interno. Isso possibilita evitar o endividamento. Afinal, a companhia passa a depender menos de recursos externos, como financiamentos ou títulos de dívidas.
Então ela consegue pagar pelo próprio crescimento empresarial, sem comprometer a gestão financeira. Além de ter acumulado mais dinheiro, a rentabilidade obtida com os investimentos poderá ser utilizada para investir na própria empresa.
No final, isso pode ajudar a aumentar a lucratividade do negócio. Pense em um empreendimento que investe e que, em determinado momento, deseja adquirir novas máquinas. Com o capital disponível internamente, ela faz a compra sem precisar se endividar.
Consequentemente, o investimento em máquinas acelera a produção e a qualidade de atuação do negócio. Diante da redução dos custos e da elevação do valor agregado nos produtos, a lucratividade tende a se elevar — trazendo bons resultados.
6. Versatilidade de oportunidades
Por fim, uma vantagem dos investimentos é as diferentes oportunidades disponíveis. Na prática, o mercado financeiro oferece uma grande variedade de investimentos para empresas. Então você pode escolher os melhores, de acordo com as necessidades da companhia.
É possível ter benefícios tanto com aplicações financeiras de renda fixa quanto com investimentos de renda variável. A variedade ajuda na diversificação de carteira e também aumenta as chances de haver uma oportunidade financeira alinhada com o que a companhia deseja.
Como fazer os investimentos como PJ?
Além de entender as vantagens de uma empresa realizar investimentos, é necessário compreender como isso pode acontecer. O ponto de partida deve ser a identificação do perfil de investidor e dos objetivos financeiros. Assim, é possível compreender o que faz sentido para o negócio.
Também é necessário conhecer as alternativas do mercado e traçar uma estratégia para a sua empresa. Vale pensar nos objetivos de curto, médio e longo prazo, selecionando os investimentos compatíveis com cada período.
Em relação ao operacional, a empresa precisa ter uma conta em uma corretora de valores para investir. A abertura é simples, mediante apresentação dos documentos exigidos. Nessa instituição financeira, você terá acesso às oportunidades dentro e fora da bolsa de valores.
Para tornar o processo mais fácil, é interessante contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos. Os assessores apresentam os investimentos disponíveis e esclarecem suas dúvidas. Assim, é possível ter mais informações para fazer escolhas relevantes.
Depois de ler este conteúdo você passou a conhecer 6 vantagens de uma empresa fazer investimentos. Como essa pode ser uma solução importante para a gestão financeira, vale a pena considerar fazer o primeiro aporte financeiro e desenvolver a sua estratégia.
Conseguiu perceber a importância de um negócio investir? Se quiser ajuda para conhecer o mercado financeiro e suas oportunidades, fale conosco da Messem Investimentos!
DESTAQUES
TÓPICOS