Blog Messem

Quanto dinheiro é preciso para investir na bolsa?

  

A grande dúvida das pessoas que começam no mundo dos investimentos em ações (e até mesmo daquelas que nem começaram) é: quanto dinheiro eu preciso para começar a investir? A resposta para essa pergunta é bem simples. Qualquer pessoa pode começar com qualquer valor.

Quando se fala em iniciar a comprar ações é inclusive indicado que se comece com pouco, para que você entenda como funciona a variação de uma ação. Então vamos lá, quanto é preciso ter para começar?

Quando compramos uma ação nos tornamos sócios de uma empresa. Então tudo vai depender de qual empresa você vai escolher e qual o valor das ações dessa empresa.

Na figura a seguir vou deixar alguns exemplos de empresas e preços de ações. Lembre-se que esses preços variam de acordo com inúmeras variáveis e é bem provável que, no momento em que você está lendo, essas ações estejam mais caras ou mais baratas do que o preço na tabela. Portanto, entre no seu home broker e procure as cotações atualizadas.

tabela 1.PNG

Percebe-se que não é preciso ser nenhum milionário para começar a investir. Porém você deve se atentar a alguns pontos que irão subir o custo do seu investimento:

  • Taxa de corretagem: é uma taxa cobrada por algumas corretoras na hora de comprar ou vender uma ação.

  • Taxas B3: são taxas que correspondem a um pequeno percentual do valor da compra.

Outro tópico que você deve ficar atento é que no mercado as ações são negociadas, por padrão, em lotes de 100. Porém também é possível comprar unidades individuais pelo mercado fracionário. Para isso, basta adicionar a letra “F” após o código da ação que você for comprar. Assim, você poderá comprar de 1 até 99 unidades de ação.

tabela 2.PNG

Parece bem simples não é mesmo? Mas os investimentos são mais do que somente comprar uma ação. Você deve observar o momento de vida que você está, se você está na carreira que você quer, se você trabalha com o que ama, em um lugar que você gosta.

Parece loucura, mas o melhor investimento e que traz mais retorno é o investimento em conhecimento. Talvez para quem não tem uma grande quantia seja interessante dividir o dinheiro entre ações mas também em conhecimento, pois o conhecimento abre portas e possibilita que você tenha uma receita maior, para navegar mais rápido no mar dos investimentos em direção aos seus objetivos.

Não esqueça, conhecimento é sem dúvidas o melhor investimento que você pode fazer, o fato de você estar aqui lendo esse artigo, já mostra que você está investindo na sua capacitação e de alguma forma isso lhe trará frutos no futuro.

Portanto, para começar a investir você não precisa de muito dinheiro e se você não tem uma grande quantia para investir em ações, use seus recursos para investir em conhecimento e aumentar suas receitas, para daí sim, investir em ações.

Pense em um horizonte de longo prazo, pois o capital se constrói ao longo do tempo. Trabalho + investimentos é sem dúvidas a formula do sucesso.

Róger Morais

 



TÓPICOS