Blog Messem

Formas de investir em ouro

  

BO.jpg

Em momentos de maior volatilidade na bolsa pode-se perceber um aumento muito forte da busca por investimentos em ouro. Mas você sabe porque isso acontece?

O ouro não é encontrado em abundância, o que faz com que ele seja mais valioso que os outros metais, como prata e bronze.

Ocorre que, no decorrer dos anos, o ouro acabou virando também um ativo financeiro muito procurado por investidores em momentos de pânico. Visto que, é usado desde época do antigo Egito e segue sendo considerado um bem de valor até os dias de hoje.

É importante ressaltar que o principal benefício do ouro em relação a moedas por exemplo, é que o ouro é finito e não é encontrado em abundância, além disso, não é possível imprimir ouro, diferente de outras moedas.

Com o crescimento dos mercados, hoje em dia temos fácil acesso a esse ativo, sendo inclusive uma ótima opção para uma maior diversificação na sua carteira de investimentos.

Compra de ouro físico

Você pode ir até uma instituição autorizada do BACEN (Banco central) e comprar o ouro em barra. Existem alguns sites que trabalham com a venda de ouro, em que você seleciona quantas gramas quer e a instituição lhe entrega em casa. É muito importante se certificar que a instituição é regulamentada pela CVM (Comissão de valores mobiliários) e BACEN.

Devemos tomar alguns cuidados ao praticar a compra do ouro físico:

Ao comprar o ouro físico será um pouco mais difícil transformá-lo em dinheiro novamente. Muitas dessas instituições que vendem ouro lhe oferecem a opção de recompra, porém com um preço abaixo do mercado, semelhante a uma casa de câmbio.

Outro ponto que vale ficar atento é que joias esculpidas em ouro não são consideradas investimento, visto que ao comprar uma joia, o preço da grama do ouro acaba saindo mais caro.

Isso ocorre pois nas joias temos o trabalho do ourives (criador da joia) e quanto mais conhecido ele for, mais caro pode acabar saindo a grama.

Compra de contratos de ouro no mercado

Podemos comprar contratos de ouro na bolsa de valores, através do Home Broker, adquirindo contratos que representam quantidades de ouro. Esses contratos são conhecidos na bolsa com os códigos:

  • OZ1D: Contrato que equivale a 250 gramas de ouro;

  • OZ2D: Contrato que equivale a 10 gramas de ouro;

  • OZ3D: Contrato que equivale a 0.225 gramas de ouro.

Esses contratos podem ser adquiridos pelo home broker da corretora. Vale lembrar que você poderá ter alguns custos nesta operação, como a corretagem e os custos da bolsa para fazer a custódia do ativo.

Uma das principais vantagens de se ter investimento em contratos de ouro é a boa liquidez desses contratos, o que evita que não haja compradores quando você quiser vender do seu contrato.

Fundos de Investimento em ouro

Outra forma de ter um percentual da sua carteira exposto a ouro é através dos fundos de investimentos. Existem fundos disponíveis em sua corretora onde o objetivo é apenas replicar o preço do ouro, fazendo com que o investidor tenha acesso a esse ativo de forma fácil.

Nos fundos você deve consultar a liquidez antes da compra e haverá ainda o custo da taxa de administração que muitas vezes por ser um fundo passivo tem taxas mais acessíveis.

A maioria desses fundos se expõem ao contrato de ouro americano, porém com proteção cambial, dessa forma você se expõe somente ao ativo ouro e não sofre com as oscilações do dólar. Essa pode ser também uma ótima opção para você ter um percentual da sua carteira atrelado ao ouro.

COE

Um produto que ainda sofre muito preconceito no nosso mercado, o COE também é uma boa maneira de se expor ao ouro. Existe uma infinidade de COEs que lhe permitem ter acesso a mercados que seriam inviáveis da forma convencional.

Existem ainda COEs com capital protegido, onde você ganha a valorização do ativo (ouro) mas caso o mesmo se desvalorize você não terá perda financeira. O produto conta com uma proteção para o investidor, em troca disso, a liquidez acaba sendo baixa.

No momento de comprar um COE, você deve se informar sobre o vencimento, e lembre-se que esse é um investimento de longo prazo. É indicado levar o COE até seu vencimento.

Essas são algumas maneira de se expor ao ativo ouro. Investidores de todo o mundo buscam ativos que sejam reserva de valor, e o ouro vem desde sempre fazendo muito bem esse papel. Portanto, muitas vezes a cotação do ouro acaba sendo um balizador de segurança dos mercados mundiais. Se o preço do ouro sobe indica preocupação por parte dos investidores.

Lembrando que o ouro tem na maioria das vezes uma baixa correlação com bolsa.

correl.PNG

É um ativo acessível a qualquer investidor e você deve considerá-lo no momento de montar sua carteira de investimentos. Sendo mais um ativo para uma boa diversificação.

Róger Morais

 

 



TÓPICOS